Publicado em Categorias: Notícias, Sem categoria

A suspensão prolongada das aulas presenciais também tem causado males muitos grandes, principalmente às nossas crianças, aos nossos jovens e aos seus familiares, como crises de ansiedade, depressão, gravidez na adolescência, abusos sexuais e uso de drogas, trabalho infantil e suicídios, principalmente entre os mais pobres. Isso tem sido recorrente e foi, inclusive, alvo de relatório recente do UNICEF sobre o tema.

Ciente desses graves impactos sociais, a Secretaria de Educação de Itabaianinha tomou a decisão do retorno gradativo das aulas presenciais, depois de autorizado pelo Governo do Estado, ouvindo órgãos municipais e o Ministério Público, seguindo rigorosos protocolos sanitários e disponibilizando materiais de proteção individual para alunos e servidores.

Além disto, as aulas presenciais são oferecidas em sistema de rodízio, onde apenas metade dos alunos vão diariamente, resultando em número reduzido de alunos em cada sala, resultando em distanciamento social seguro, transformando os alunos que frequentam as escolas em verdadeiros soldados no combate à COVID, pois levam para suas casas e suas comunidades os aprendizados que recebem diariamente em sala de aula, ajudando muito neste enfrentamento.

Somos a favor da vacinação dos profissionais de educação e ela já vem acontecendo, de acordo com o planejamento da saúde, começando por aqueles que possuem comorbidades. No último dia 05/05, visando ampliar este trabalho, a Secretaria de Educação pediu apoio do Ministério Público para priorizar a vacinação não somente dos professores, mas de todos os envolvidos no processo educacional, e já no dia 06/05 reunimos todos os dirigentes das escolas Privadas e Públicas e pedimos que informassem as suas demandas de vacinas, para, em seguida, encaminharmos à Secretaria de Saúde.

Itabaianinha mantém o respeito à vida, à verdade dos fatos e, também, ao direito à saúde mental e à aprendizagem de nossas crianças e jovens, ao continuar fazendo da Educação Pública de qualidade, através de sua comprometida equipe de profissionais, preparando os seus 7.942 alunos para um futuro melhor e servindo de inspiração para os demais municípios sergipanos.

Ressaltamos, ainda, que todas as vidas importam. Por mais que as aulas estejam remotas, os profissionais das equipes Gestoras, das equipes de apoio, a equipe da Secretaria de Educação e os motoristas, continuam, diariamente, em suas atividades PRESENCIAIS para servir à comunidade escolar e fazer funcionar o Sistema Municipal de Ensino.

Itabaianinha/SE, 11 de maio de 2021.

Amanda Vieira Batista
Secretária Municipal de Educação