Ampliar Fonte
Página
Início / Lei Geral de Proteção de Dados e Governo Digital

Lei Geral de Proteção de Dados e Governo Digital

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei n° 13.709/2018, foi promulgada para proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e a livre formação da personalidade de cada indivíduo. A Lei fala sobre o tratamento de dados pessoais, dispostos em meio físico ou digital, feito por pessoa física ou jurídica de direito público ou privado, englobando um amplo conjunto de operações que podem ocorrer em meios manuais ou digitais.

Dentre os principais conceitos e princípios da LGPD estão a necessidade de obtenção de consentimento dos titulares dos dados para o tratamento de suas informações pessoais, a transparência nas práticas de tratamento de dados, a finalidade específica e legítima do tratamento, a garantia de direitos aos titulares dos dados, a responsabilidade das organizações em relação à proteção dos dados, e a necessidade de segurança e proteção adequadas aos dados pessoais.

A LGPD foi regulamentada na cidade de Itabaianinha/SE pelo Decreto Municipal nº 107, de 17 de julho de 2023. E está sendo constituido um Comitê Interdisciplinar de Proteção de Dados Pessoais para apoiar o encarregado e deliberar, dentre outras, sobre as orientações e as diretrizes referente à proteção de dados pessoais, buscando preservar integridade, confidencialidade, disponibilidade, autenticidade, privacidade da informação e a Proteção de dados, e ainda:

|. Avaliar os mecanismos de tratamento e proteção dos dados existentes e propor políticas, estratégias e metas para a conformidade do Poder Executivo Municipal com as disposições da LGPD;
Il. Realizar o mapeamento de dados no Poder Executivo Municipal, identificando o seu fluxo e os riscos inerentes;
III. Planejar e sugerir diretrizes e definições estratégicas, e supervisionar as ações e projetos relacionados à atividade de Segurança da Informação, Privacidade e  Proteção de Dados no Poder Executivo Municipal;
IV. Sugerir politicas internas, protocolos de segurança, termos de confidencialidade entre outros procedimentos para fortalecer a seguranca da informação, privacidade e proteção de dados no Poder Executivo Municipal;
V. Promover campanhas de conscientizagao dos usuarios e operadores de dados e informações;

Informações sobre o encarregado de dados

Encarregado: À definir em 90 dias conforme o  Art. 7º do Decreto Municipal n° 128 de 14 de Agosto de 2023.

Endereço: Praça Floriano Peixoto, 27A, Centro - Itabaianinha - SE